Umas das maiores celebrações religiosas para os muçulmanos é o ano novo e a peregrinação à Mecca.

O ano novo islâmico é uma celebração que acontece por motivos religiosos diferentemente da nossa. É a segunda maior celebração islâmica, ficando atrás apenas do Ramadan. Para saber mais sobre o Ramadan, clique aqui.

HAJJ- A PEREGRINAÇÃO À MECCA

Primeiramente, precisamos entender a importância dessa celebração para os muçulmanos.

É neste último mês do calendário islâmico que eles fazem o Hajj, a peregrinação à  Mecca, cidade mais sagrada para os muçulmanos e que fica na Arábia Saudita. O Hajj é o quinto pilar do Islam. Para saber mais sobre os outros pilares, clique aqui.

O Hajj cai a cada ano em uma data diferente em relação ao calendário que estamos acostumados, já que o calendário lunar islâmico tem cerca de 11 dias a menos que o nosso calendário, que é solar. Até mesmo, em outros países que usam o calendário lunar para celebrações, ele pode cair em datas diferentes, pois o avistamento da lua muda de região para região. 

QUEM DEVE FAZER O HAJJ?

Pelo menos uma vez na vida, o muçulmano adulto, desde que tenha condições financeiras e saúde, deve realizar o Hajj. A peregrinação à Mecca dura 5 dias e deve ser feita entre o oitavo e décimo terceiro dia do último mês do calendário, chamado de Dhu Al Hijja. Os fiés não devem se endividar ou deixar dívidas para sua família, para fazer o Hajj.

Caso essa peregrinação à Mecca seja feita em outra época, é chamada de Umra e não substitui o Hajj, apesar de ser considerado uma ação nobre.

Ao longo do mês ocorrem várias celebrações. É um momento que os muçulmanos se reunem com a família, praticam a caridade e se abstém de maus pensamentos.

MAIOR CONCENTRAÇÃO ÚNICA DE PESSOAS

O Hajj é a maior concentração única de pessoas no mundo, estimando reunir entre 2-3 milhões de pessoas . O fiel que o concluir, pode adicionar a expressão “el Haje” na frente do nome. Essa expressão é sinônimo de status e respeito entre os membros da família e da comunidade.

Antes de mais nada, precisamos entender como surgiu o Hajj e seus ritos.

O profeta Maomé estabeleceu alguns ritos, baseado na história do profeta Ibrahim. Esses ritos são executados durante o Hajj.

Os muçulmanos acreditam que Ibrahim, ordenado por Allah, deixou sua esposa Hajar e seu filho Ismail no deserto de Mecca. Quando os suprimentos de Hajar e Ismail acabaram, ela saiu em busca de água, correndo 7 vezes entre as colinas de Safa e Marwah, mas mesmo assim não encontrou. Ao voltar de encontro ao seu filho, se surpreendeu ao ver que no local havia surgido uma fonte de água. Essa fonte de água, é poço de Zam Zam e hoje fica próximo a Kabaa, dentro da mesquita Al Haram. O poço tem 35 metros e sua água é considerada sagrada.

ALGUNS RITUAIS QUE DEVEM SER FEITOS DURANTE A PEREGRINAÇÃO

Ao chegar à Mecca os peregrinos entram em estado de Ihram, de pureza. Os muçulmanos devem se vestir de maneira simples e geralmente os homens se vestem com duas toalhas brancas, sem costura, enroladas no corpo, usando sandálias ou descalços. Ao se vestirem desta maneira eles entram em espírito de igualdade, sem que haja diferenças aos olhos de classe social, cultural e/ou de riqueza. As mulheres devem se vestir de branco, deixando apenas o rosto e mãos de fora.

Durante esse período de purificação os muçulmanos devem se abster de maus pensamentos, relações sexuais e vaidade. Após isto, eles devem dar 7 voltas, em sentido contrário, em torno da Kaaba que é o local mais sagrado para os muçulmanos e para onde eles se direcionam nas 5 orações diárias. Durante as voltas, ele deve realizar as orações.

Assim como Hajar, mãe de Ismail fez, os muçulmanos devem correr 7 vezes entre as duas montanhas.  Esse trecho tem distância de 450 metros e está integrado à mesquita. Logo após, os peregrinos fazem uma reza pela manhã e saem de Meca para Mina onde eles passam o resto do dia e da noite rezando. Posteriormente, eles dormem em tendas no deserto.

No outro dia os fiéis seguem até o Monte Arafat, onde o profeta Maomé deu seu último sermão e ficam em estado de meditação, chamado waquf, durante o qual se arrependem de seus pecados.

Após irem ao Monte Arafat, eles realizam um ritual simbólico de apedrejamento. Esse apedrejamento acontece na ponte de Jamaraat, que fica em Mina, perto de Mecca. A ponte permite que os peregrinos atirem pedras em três pilares jamrah. Jamaraat em árabe significa “um pequeno pedaço de pedra”.

EID AL ADHA

O Festival de Sacrifício, começa no décimo dia e a festa tem duração de 4 dias. Durante o Eid Al Adha, os muçulmanos celebram a disposição de Ibrahim em sacrificar seu filho por Allah.  Neste período é feito a troca de presentes e o sacrifício de animais onde a carne é dividida em três partes iguais e distribuídas entre familiares, amigos e com os mais necessitados.

CELEBRAÇÕES

Na primeira manhã do EID AL ADHA os muçulmanos ser reunem para oração nas mesquitas e após isto, eles se abraçam e se reunem para tomar café da manhã, convidando amigos e familiares.

Concluindo, assim como o Ramadan, a cidade fica em festa, várias promoções e eventos ocorrem e é comum vermos mais movimento nas ruas e locais públicos.

Para assistir ao vídeo do YouTube sobre o Hajj, clique aqui.

Bruna Bardavid

Bruna Bardavid

Sou brasileira e moro fora do Brasil desde 2015. Sou formada em administração de empresas, já fui comissária de bordo e já trabalhei em uma multinacional de consultoria. Sou casada e tenho três filhos. Moro em Doha, no Qatar desde 2016, sou personal concierge, organizadora de roteiros, anfitriã e guia certificada fluente em português e inglês. A paixão pela cidade, cultura e a vida em Doha, me despertaram a vontade de querer compartilhar os melhores lugares, tradições e cultura desse lugar tão único! Temos lugares muitos especiais para serem vistos por aqui!