Ao planejar uma viagem para um país tão diferente, costumamos nos perguntar “O que vestir ao viajar para o Qatar”?

Os qataris são muito tradicionais e conservadores com sua imagem; então como se vestir com estilo e conforto e ainda assim respeitar os costumes locais?

CLIMA NO PAÍS

O Qatar é um país de clima desértico, que faz sol praticamente 350 dias ao ano, cuja temperatura média é de 37 graus. Nos meses mais quentes do verão, a temperatura pode chegar a 50 graus.

Nós brasileiros já colocaríamos um short, uma camiseta ou então um vestido fresquinho e pronto, problema resolvido! #SQN. No Qatar, existe um dress code conservador e é de bom tom que seja respeitado. A parte boa, é que o Qatar é extremamente preparado para as altas temperaturas, existe ar condicionado em todos os lugares, pontos de ônibus, lojas, estádios e inclusive ao ar livre! Isso mesmo, ao ar livre! Na Katara, todo ambiente externo das Galerias Lafayette tem ar condicionado saindo do chão.

VESTIMENTA PARA ESTRANGEIROS

Então, se é o clima é tão quente, o que vestir ao viajar para o Qatar?

O estrangeiro no Qatar não é obrigado a usar abaya (feminino) ou o thobe (masculino), mas deve se vestir de forma discreta. Deve-se evitar usar roupas curtas ou decotadas que deixem o colo à mostra. Evite transparências ou roupas reveladoras, especialmente se for visitar mesquitas! Mulheres, independente da religião ou nacionalidade, devem cobrir os cabelos ao visitarem as mesquitas e todos devem entrar descalços.

Dica: Sempre ande com um lenço em mãos para caso precise cobrir os ombros ou os cabelos ao entrar em algum lugar que tenha dress code mais rigoroso.

Em hotéis internacionais o uso de biquínis e roupas mais a vontade, está liberado.

Caso vá visitar a Grande Mesquita do Qatar, eles emprestam abaya para as mulheres. Homens devem evitar bermudas ao visitar mesquitas e o shopping Al Hazm. Alguns restaurantes de hotéis e do Museu de Arte Islâmica não permitem o uso de bermudas para homens.

VESTIMENTA DAS MULHERES QATARIS

Vamos abordar um tema que muitas pessoas adoram, a vestimenta das mulheres muçulmanas no Qatar. Esse assunto desperta muita curiosidade de homens e mulheres no mundo todo.

Por mais que as roupas mudem de forma dinâmica ao longo dos anos, os qataris são orgulhosos de seus trajes tradicionais, ostentando-os de forma impecável diariamente.

As mulheres da região do Golfo Pérsico ou Golfo Arábico, usam um vestido longo de mangas compridas e geralmente na cor preta, chamado Abaya.

A Abaya não tem a ver com a religião e em outros países islâmicos ela não é usada.

No cabelo elas usam o hijab, lenço comprido que não o deixa à mostra.

Algumas mulheres usam o Niqab, peça que cobre todo os rosto deixando apenas os olhos de fora.

Por debaixo da Abaya elas usam roupas normais para o padrão ocidental, de diversas marcas femininas mundialmente conhecidas. Em ambientes exclusivamente femininos, elas dispensam o usam da abaya e do hijab. Como em público as mulheres qataris tem que cobrir cabelo e corpo, elas investem em uma boa maquiagem, bolsas de grife, jóias e saltos altos.

Um grande exemplo de elegância e sofisticação é a Sheika Mozah, mãe do atual Emir do Qatar.

VESTIMENTA DOS HOMENS NO QATAR

O traje tradicional dos homens é o thobe, uma camisa branca comprida até os pés, a Ghutra, que é o lenço na cabeça e o Igal, corda que prende o lenço a cabeça. Nos pés geralmente eles usam uma sandália de couro. A cor de lenço que os Qataris mais usam é a branca ou o vermelho com branco. Em eventos oficiais, casamentos ou ocasiões especiais, eles usam por cima do Thobe, a Bisht, uma espécie de capa, que pode ser preta, marrom ou bege e podem ser bordadas com fios de ouro! Na Bisht apenas o braço direito vai dentro da manga e o braço esquerdo fica livre.

Homens estrangeiros não tem muita restrição de vestimenta, devendo apenas evitar o uso de camisetas sem manga e bermudas ao visitar mesquitas.

Concluindo, no Qatar não existe polícia religiosa, então você não será advertido sobre a maneira que está vestido, porém em respeito a cultura local e para evitar constragimentos, se vista de maneira discreta.

Seguem algumas inspirações do que vestir ao viajar para o Qatar. Desta forma você estará vestido com conforto e ao mesmo tempo respeitando os costumes locais.

Bruna Bardavid

Bruna Bardavid

Sou brasileira e moro fora do Brasil desde 2015. Sou formada em administração de empresas, já fui comissária de bordo e já trabalhei em uma multinacional de consultoria. Sou casada e tenho três filhos. Moro em Doha, no Qatar desde 2016, sou personal concierge, organizadora de roteiros, anfitriã e guia certificada fluente em português e inglês. A paixão pela cidade, cultura e a vida em Doha, me despertaram a vontade de querer compartilhar os melhores lugares, tradições e cultura desse lugar tão único! Temos lugares muitos especiais para serem vistos por aqui!