Nesse artigo, vamos falar sobre as tâmaras e a importância religiosa para os muçulmanos.

Além da questão religiosa, as tâmaras são vistas como símbolo de poder, fé e abundância. A tamareira é considerada a “Árvore da Vida e os muçulmanos consideram as tamareiras e seus frutos sagrados. Nos países do Oriente Médio, eles consomem muitas tâmaras e seus derivados.

BENEFÍCIO DAS TÂMARAS

As tâmaras são alimentos ricos e poderosos para manterem nosso corpo saudável. Possui cálcio que faz bem para os ossos, vitamina B6 que acalma os nervos e frutose que não engorda. É um alimento energético, por isso é ideal para aqueles que fazem muito esforço físico.

A IMPORTÂNCIA DAS TÂMARAS NO QATAR

Acredita-se que o cultivo das tâmaras, tenha origem há cerca de 8.000 anos.

Em Al Zubarah, um sítio arqueológico do século XVIII e XVIV, reconhecido pela UNESCO, encontra-se uma grande quantidade de Madbasa. A Madbasa é uma prensa de tâmaras usadas para fazer o xarope de tâmara.

Dessa forma, podemos entender a importância desse fruto na economia, cultura, religião e alimentação do povo Qatari.

A época das tâmaras é nos meses de verão, mas é possível encontrá-las o ano todo. Atualmente, o Qatar é décimo sexto maior produtor de tâmaras do mundo. O cultivo do fruto, representa 7,2% da produção agrícola do país e estima-se uma produção anual de mais de 21 toneladas.

A IMPORTÂNCIA DAS TÂMARAS NO RAMADAN

Durante o mês do Ramadan, podemos entender melhor sobre as tâmaras e a importância religiosa para os muçulmanos. Durante esse mês, que é o mais sagrado para a religião islâmica, os muçulmanos utilizam o fruto para quebrar o jejum.

O profeta Maomé costumava comê-las para quebrar o jejum e o Alcorão as menciona  23 vezes.

Por ser um alimento rico em potássio, fibras e cálcio, ajuda a controlar os índices do corpo humano, além de prepará-lo para receber uma refeição após um longo período de jejum.

O profeta Maomé quebrava o jejum com três tâmaras ou em número ímpar. As tâmaras podiam ser secas ou frescas e sempre acompanhadas por um gole de água.

Existe um ditado, em inglês usado aqui que é : “seven dates a day, keeps the doctor way”. Em outras palavras seria ” coma sete tâmaras ao dia e não ficarás doente”.

IMPORTÂNCIA DAS TÂMARAS NA HOSPITALIDADE ÁRABE

Ter uma tamareira em casa indica hospitalidade, sendo a hospitalidade, parte da cultura árabe.

Dessa forma, podemos observar muitos hotéis e restaurantes com um cantinho reservado para as tâmaras e café árabe (outro ícone da hospitalidade qatari). Ao ser recebido na casa de um qatari, eles irão te oferecer tâmaras e café árabe como sinônimo de boas vindas.

Tradicionalmente os muçulmanos no Qatar comem tâmaras todos os dias antes de tomar café da manhã. Isto ajuda o corpo a se preparar para receber uma refeição e ter energia para o resto do dia.

TIPOS DE TÂMARAS PRODUZIDAS NO QATAR

Existem mais de 50 tipos de tâmaras, mas aqui no Qatar, podemos encontrar alguns tipos com mais facilidade.

Sufri

Esse tipo de tâmara é uma das mais vendidas no Qatar. São macias e um pouco secas, mas bastante suculentas. Alguns acreditam que ela tem propriedades médicas, ajudando a regular a flora intestinal.

Khalas

São originárias da Arábia Saudita, mas também são cultivadas no Qatar. Elas tem cor avermelhada e são bem adocicadas.

Shishi

Esse tipo de tâmara é rica em fibras e com propriedades antioxidantes. Sua cor é marrom escuro e enrugada por fora.

Khenaizi

Esse é o tipo de tâmara mais vendido e uma das mais procuradas no Qatar.

Barhy

São tâmaras bem macias e frágeis, sendo bem doces. Uma das mais procuradas por aqueles que adoram doces.

Khudri

Seu sabor doce, de coloração marrom escura e não muito escamosa. Essas tâmaras são uma das mais populares no Qatar.

Zahidi

Esse tipo de tâmara é mais arredondada, de tamanho médio e coloração dourada.

Safawi

No Qatar eles consumem esse esse tipo de tâmara durante o mês sagrado do Ramadan. Possui textura macia, que derrete na boca. Possui uma coloração escura e é pouco escamosa, sendo sua parte externa macia.

Outros alimentos com tâmaras que encontramos facilmente por aqui.

  • Tâmaras cobertas com chocolates e recheadas;
  • Tâmaras recheadas com frutas secas;
  • Doces de tâmaras;
  • Pasta de tâmaras;
  • Calda ou mel de tâmaras;
  • Sorvete de tâmara.

Concluindo, é impossível vir ao Qatar e não provar esse alimento que carrega em si, um significado tão importante na cultura muçulmana.

Bruna Bardavid

Bruna Bardavid

Sou brasileira e moro fora do Brasil desde 2015. Sou formada em administração de empresas, já fui comissária de bordo e já trabalhei em uma multinacional de consultoria. Sou casada e tenho três filhos. Moro em Doha, no Qatar desde 2016, sou personal concierge, organizadora de roteiros, anfitriã e guia certificada fluente em português e inglês. A paixão pela cidade, cultura e a vida em Doha, me despertaram a vontade de querer compartilhar os melhores lugares, tradições e cultura desse lugar tão único! Temos lugares muitos especiais para serem vistos por aqui!