Quem nunca cometeu uma gafe ao chegar em um lugar que nunca havia ido antes? Então este post vai te ajudar a saber o que não fazer no Qatar.

DIFERENÇAS CULTURAIS

O Qatar tem uma cultura muito diferente da nossa brasileira, então é bom saber alguns detalhes, para que você não se surpreenda negativamente ao chegar por aqui.

A venda bebida alcóolica é restrita no Qatar e não podemos comprá-la em mercados e nem em restaurantes de shoppings ou de rua.

Os turistas podem consumi-las nos restaurantes de hotéis internacionais.

O preço é bem salgado em relação ao Brasil, então se você é apreciador de um bom vinho, ou gosta daquela cervejinha gelada, se prepare.

Você já pensou em pagar 60 QR (16 USD) em uma long neck de cerveja? Ou então 85 QR (23 USD) em uma caipirinha? Esses são alguns exemplos de valores de algumas bebidas por aqui.

Se você está pensando em trazer sua própria bebida na mala, já te adianto que não pode e ela certamente será retida no aeroporto e você poderá recuperá-la ao ir embora do país.

Aproveitando o assunto álcool, estar embriagado em público é crime. Isso é outro exemplo do que não fazer no Qatar.

Outro fato para se atentar, é em relação as fotografias. Não tire foto das pessoas locais sem autorização, principalmente das mulheres e idosos. Esse gesto não é bem visto.

Outro ponto relevante em relação a fotografia é que alguns lugares não permitem que se usem câmeras fotográficas profissionais e/ ou filmadoras, sendo necessário uma autorização prévia para tirar fotos.

Lembre-se que Drones são proibidos no Qatar.

HOSPITALIDADE E CUMPRIMENTOS

Os cumprimentos e saudações são importantes na cultura qatari. Eles são muito hospitaleiros e simpáticos, porém são muito formais. É falta de educação iniciar qualquer conversa ou pedido sem, pelo menos, dizer “bom dia”. Geralmente eles serão bastante solícitos a qualquer pedido.

Não recuse algo que te ofereçam e sempre receba com a mão direita, já que a mão esquerda é considerada a mão que se usa para higiene.

Ao cumprimentar ou pedir informação à uma pessoa local, sempre se dirija à uma pessoa do mesmo sexo que você. Homens não devem estender as mãos ou dar beijos no rosto de uma mulher que não seja sua esposa ou da família. Então não se sinta mal caso seu cumprimento não seja aceito por uma pessoa do sexo oposto. Não é nada pessoal e sim uma proibição religiosa.

Não demonstre afeto em público, beijos e abraços calorosos não sem bem vistos e podem gerar constrangimentos.

SEJA DISCRETO NA VESTIMENTA

Turistas e expatriados não são obrigados a se vestirem com as roupas tradicionais e mesmo que não haja policia religiosa, é de bom to que se use um dress code mais discreto.

Se vista de maneira discreta, evite roupas muito curtas, decotadas ou transparentes.

Em alguns locais como serviços públicos, metrô e áreas de espera, tem uma seção separada para mulheres e famílias, onde homens sozinhos não devem entrar.

Nunca mostre a sola dos pés ou de as costas para um qatari, pois é considerado uma ofensa.

Se atentando à esses detalhes, você não cometerá nenhuma gafe ao viajar para o Qatar.

Bruna Bardavid

Bruna Bardavid

Sou brasileira e moro fora do Brasil desde 2015. Sou formada em administração de empresas, já fui comissária de bordo e já trabalhei em uma multinacional de consultoria. Sou casada e tenho três filhos. Moro em Doha, no Qatar desde 2016, sou personal concierge, organizadora de roteiros, anfitriã e guia certificada fluente em português e inglês. A paixão pela cidade, cultura e a vida em Doha, me despertaram a vontade de querer compartilhar os melhores lugares, tradições e cultura desse lugar tão único! Temos lugares muitos especiais para serem vistos por aqui!